Instalações e Equipamentos

 

A CIDMA dispõe de dois pavilhões cobertos, estruturados e apetrechados para a realização de inspeções técnicas obrigatórias a veículos a motor e um extenso logradouro exterior para circulação e estacionamento de viaturas.

 

Breve Historial Da Empresa

 

A empresa CIDMA – contro de inspeção e Diagnóstico de Material Auto, S.A., foi constituída em 1994 como sociedade por quotas, tendo início de atividade em 1 de maio de 1994 e efetuada a primeira inspeção técnica, após adaptação das instalações, em 14 de novembro de 1994.

 

Em de 18 de dezembro de 2000 foi transformada em sociedade anónima, com o capital social de €50.000,00.

 

Em 24 de julho de 2013 assinou o contrato Administrativo de Gestão do centro de inspeções com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMP, IP), válido por um período de 10 anos, renovável por iguais períodos, nos termos da Lei nº 11/2011, de 28 de abril, com a redação dada pelo Decreto-Lei nº26/2013, de 19 de fevereiro.

 

Atualmente a CIDMA, S.A. efetua anualmente mais de 27 000 inspeções e reinspeções de veículos a motor e seus reboques.

Meios Disponíveis

 

Diretor Técnico e de qualidade: Jorge da Silva Fajardo (966 766 729).

 

Corpo de Inspetores: Oito inspetores técnicos, devidamente habilitados e certificados pelo Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT, I.P.) para exercerem a atividade com elevado nível de competência, imparcialidade e objetividade.

Instalações e Equipamentos

 

A CIDMA, S.A. dispõe de dois pavilhões cobertos, estruturados e apetrechados para a realização de inspeções técnicas obrigatórias a veículos a motor e um extenso logradouro exterior para circulação e estacionamento de viaturas.

Quer os pavilhões cobertos, quer o logradouro envolvente, sofreram, recentemente, dando cumprimento ás normas legais instituídas, uma profunda remodelação, melhorando significativamente a capacidade e a qualidade do serviço prestado, designadamente quanto á redução do tempo de espera para a realização das inspeções.

Pavilhão Principal

 

Com a área coberta de 900 m2, dispõe de uma linha de inspeção técnica de veículos pesados e de duas linhas de inspeção de veículos ligeiros, devidamente equipadas, bem como salas para formação e estadia dos utentes, para os inspetores, para a fiscalização, para a administração, para formação e diversas instalações sanitárias.

Pavilhão Secundário

 

No Pavilhão secundário, com a área coberta de 169m2, foi instalada uma linha de inspeção técnica de motociclos, triciclos e quadriciclos, já dotada de equipamento técnico de verificação legalmente exigido. A CIDMA; S.A. encontra-se, assim, preparada para a realização deste tipo de inspeções Técnicas logo que tal venha a ser determinado.

IMG_1454

Área Envolvente dos Pavilhões

A área circundante dos pavilhões tem 2 880 m2 e está estruturada em espaços para estacionamento de veículos ligeiros, de pesados e de motociclos, com caminhos de circulação de veículos, com zonas pedonais e vias de espera de acesso ás linhas de inspeção, devidamente sinalizados, quer verticalmente, quer horizontalmente.

O acesso de e acesso para a via pública (E.N.3) é feito por uma entrada e uma saída individualizadas, de forma a separar o tráfego de entrada do tráfego de saída, evitando-se assim, possíveis conflitos entre eles.

 

Natureza e Finalidade das Inspeções Técnicas a Veículos a Motor

 

As inspeções técnicas obrigatórias a veículos a motor foram concebidas pela comunidade Europeia e assumida pelo Estado Português para garantir que os veículos rodoviários são seguros para serem utilizados na via pública e que cumprem as características exigidas e obrigatórias em termos ambientais e de segurança.

As inspeções técnicas    obrigatórias a veículos a motor visam confirmar, com regularidade, a manutenção em boas condições de funcionamento e segurança de todo o equipamento que integra cada veículo.

De acordo com a Lei em vigor a inspeção técnica obrigatória procede á observação e verificação dos elementos de todos os sistemas, componentes, acessórios e unidades técnicas dos veículos, sem desmontagem dos mesmos, e dos sistemas de controle de emissões poluentes e dos equipamentos suplementares de instalação obrigatório em veículos de transporte público de passageiros e de mercadorias.

O regime de inspeções técnicas de veículos a motor e seus reboques está definido no decreto-Lei nº144/2012, de 11 de julho, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 144/2017, de 29 de novembro.

Os centros de inspeções técnicas de veículos a motor são aprovados nos termos da Lei nº 11/2011, de 26 de abril, com a redação dada pelo Decreto-Lei nº 26/2013, de 19 de fevereiro.

O pessoal Técnico que executa as inspeções tem de satisfazer os requisitos de qualificação definidos pelo Decreto-Lei nº 258/2003, de 21 de outubro. O inspetor técnico tem de estar livre de conflitos de interesses de forma a garantir um elevado nível de imparcialidade e de objetividade.

Documento Necessários para a inspeção

 

Para a execução da inspeção periódica é indispensável a apresentação do Livrete, Título de Registo de Propriedade ou Documento Único Automóvel e Certificado da Última Inspeção.

Importa ainda referir que a inspeção obrigatória periódica de um veículo pode ser antecipada até 3 meses de data estipulada no documento da última inspeção.

 

Marcação Online de Inspecção

 

Por favor preencha os dados, para proseguir com a marcação da sua inspeção. Vai receber um e-mail de resposta com a confirmação da sua marcação

     


      Morada:
      Alto do Vale. 2005-050 Vale de Santarém

      Telefone: 243 760 244. Fax:243 760 263

      E-mail: geral@cidma.pt

      Site. www.cidma.pt

      Hórario de Funcionamento:

       

      De segunda a sexta feira: 9- 13 horas e 14 – 19 horas

      Aos sábados: 9-13 horas