FAQ

Perguntas Frequentes (FAQ)

Posso efetuar inspeção com copia dos documentos?

Não, a lei obriga a que o veículo se apresente à inspeção com os documentos originais ou em sua substituição, documentos legais de pedido de remissão do DUA.

Tenho o mês completo para efetuar a inspeção?

Não, a validade da inspeção termina no dia e mês da primeira matrícula do veículo.

Posso antecipar a inspeção?

Sim, pode antecipar 3 meses em relação ao dia e mês da primeira matrícula do veículo.

 

Exemplo: Se a data da primeira matrícula da sua viatura for 20 de junho, poderá efetuar a inspeção da mesma entre o dia 20 de março inclusive até dia 20 de junho.

Quando antecipo a inspeção o prazo de validade diminui?

Não, a validade da inspeção será sempre o dia e mês da primeira matrícula.

O certificado de inspeção extraviou-se o que faço?

Pode dirigir-se ao centro onde efetuou a última inspeção e requerer uma segunda via da inspeção válida. Caso se encontre no período permitido para antecipação de inspeção pode efetuar uma nova.

Para estar legal basta o dístico no para-brisas e não necessito do certificado?

Não, legalmente não e obrigatório colocar o dístico no para-brisas. É obrigatória a apresentação do certificado de inspeção quando solicitado, à semelhança do imposto único de circulação.

Posso circular com o carro reprovado?

A restrição de circulação do veículo reprovado depende das deficiências que originaram a reprovação, a informação sobre as restrições de circulação ou transporte de carga e passageiros está descriminada na própria ficha de inspeção.

Se reprovar posso fazer inspeção noutro centro?

Por imposição legislativa a reinspecção só pode ser realizada no centro de inspeções onde a viatura foi reprovada, se pretender alterar o local de inspeção implica uma nova inspeção e não reinspecção.

Caso não consiga reparar o veículo a tempo da reinspecção o que fazer?

Não deve deixar terminar a validade do certificado de inspeção. Caso não tenha sido possível ter reparado todas as deficiências deverá fazer reinspecção dentro da validade, onde será emitido novo certificado com a validade de 15 dias para corrigir as deficiências não reparadas. Se tiver deixado passar o prazo do certificado de inspeção terá de efetuar nova inspeção.

Deixei passar um dia do limite da reinspecção, ainda posso efetuar a mesma?

Não, após o términus da validade do certificado de inspeção o sistema só permite efetuar uma nova inspeção, mesmo que seja só por um dia.